Essa doação é realizada por doadores muito especiais, através da utilização de um equipamento poderemos selecionar apenas o hemocomponente desejado, ou seja, só as hemácias, só as plaquetas ou só o plasma.

 

Como ela acontece?

Ao fazer a doação, o equipamento é programado com os dados do doador. A coleta é realizada por ciclos: coleta-se uma quantidade de sangue total, após realiza o processo de centrifugação e, então,o hemocomponente desejado dos demais componentes do sangue que são devolvidos ao doador;

 

Quais os benefícios para o paciente?

Essa técnica possibilita que um único doador forneça as unidades de plaquetas equivalentes ao que seria obtido em um número de 6 a 10 doações convencionais.

 

E como ocorre a reposição das plaquetas?

A medula óssea do doador facilmente repõe esta quantidade de plaquetas iniciando a reposição após 8 horas da doação. As doações por aférese podem ser repetidas a cada 48 horas sem danos ao doador em até 24 vezes ao ano.

 

A doação de aférese é segura?

O material utilizado, chamado de kit de aférese, é totalmente descartável e estéril, tornando a doação altamente segura.

 

Qual o tempo de duração?

O procedimento dura cerca de 90 minutos, o que exige uma colaboração maior do doador ao paciente.

 

Quem pode doar plaquetas por aferese?

Esses doadores de plaquetas são considerados especiais, pois é necessário alguns pré -requisitos para que a doação aconteça como peso acima de 60 kg e contagem de plaquetas acima de 200.000 mm3. Caso o doador voluntário de sangue tenha condições de doação de plaquetas, o Banco de Sangue entra em contato com esse doador especial e convida-o a realizar mais esse gesto de solidariedade.

Red heart in woman and man hands, on green background