Realizamos o Ciclo do Sangue que é um processo que se inicia na sensibilização de pessoas voluntárias para doar sangue a pessoas que dele necessitam. O Ciclo do Sangue é composto pelas seguintes etapas:.
É nesta etapa que procuramos sensibilizar as pessoas sobre a necessidade e importância da doação de sangue.
Após a sensibilização, o candidato à doação fará seu cadastro na recepção repassando para a atendente seus dados pessoais e documentos.
Este exame é realizado com a finalidade de verificar se o candidato à doação possui níveis de hemoglobina dentro do aceitável.
Caso o resultado seja acima ou abaixo dos valores indicados, o candidato é orientado a procurar serviços médicos. Candidatos com anemia não podem doar.
Nesta etapa são verificados os seguintes itens:
- Pressão arterial;
- Peso;
- Batimentos cardíacos.
Nessa etapa do processo, o candidato à doação de sangue responde a um questionário confidencial que tem como objetivo principal avaliar se a doação pode gerar riscos para o doador e o receptor. É essencial responder a todas as perguntas corretamente.
Nessa etapa o candidato tem a oportunidade de excluir seu sangue de ser transfundido por motivos de risco acrescido não informados ou deliberadamente omitidos na triagem clínica
Na coleta são coletados cerca de 450 ml de sangue por aproximadamente 20 minutos.
Após a doação o doador recebe um lanche e é orientado tomar muito líquido neste dia.
- Logo após a coleta, a bolsa de sangue é encaminhada para o processamento, onde será fracionada em quatro hemocomponetes: Plasma, plaquetas, hemácias e crioprecipitado (fatores de coagulação);
- Plasma e Crioprecipitado: são armazenados em freezers durante um ano;
- Plaquetas: São armazenadas em sob agitação constante por 3 a 5 dias;
- Hemácias: São armazenadas em geladeiras por até 35 dias.